Hoje eu decidi compartilhar com vocês uma das minhas grandes dúvidas quando iniciei meus trabalhos com peças de MDF: como preparar a peça para a pintura?
A dúvida surgiu por um simples motivo: existem muitas maneiras de preparar uma peça antes de iniciar a pintura. Se vocês derem uma rápida busca no importante, indispensável, auxílio de todas as horas Google, vão encontrar diversas formas de fazer. E já adianto que não existe uma fórmula perfeita, cada artesão vai encontrar, após experimentar diversas técnicas, a que achar melhor para realizar seus trabalhos. Por isso, não levem nada que for dito aqui como verdade absoluta. O que estou compartilhando com vocês é a forma como eu preparo minhas peças, a forma que se encaixou melhor na minha maneira de trabalhar.
Então, vamos ver como é feita a preparação das peças de MDF aqui do Donna Rita:
MATERIAIS
1 – Peça de MDF – neste caso escolhi uma caixa tampa sapato 8cm x 5cm;
2 – Pano macio seco;
3 – 2 pincéis chatos – aqui usei os de nº 16, um de cerdas duras e outro de cerdas macias;
4- Embalagem de pão (papel pardo) – sim, você não leu errado, embalagem de pão mesmo, aquelas marronzinhas que vêm da padaria. Quanto mais áspera, melhor;
5 – Goma laca incolor;
6 – Rolinho de espuma;
7 – Tinta acrílica fosca ou tinta para artesanato branca;
MÃO NA MASSA
1 – Sempre, sempre, sempre, limpe a peça de MDF com o pano macio. Ela sempre vem da loja ou com serragem ou com poeirinha. Se você notar que sua peça não é tão lisa, tem asperezas e imperfeições, antes de limpá-la você tem que lixá-la com uma lixa bem fininha. As lojas de MDF já tem peças lisas, que dispensam essa etapa, então quando comprar a sua, consulte o vendedor.
Olha como o pano saiu sujinho…
2 – Com o pincel chato – eu usei um de cerdas mais firmes – aplique a goma laca sobre toda a peça. Isso serve para “queimar” a peça, impedindo que a porosidade da madeira sugue a tinta que será utilizada posteriormente.
Aplique a goma laca em todas as superfícies que receberão tinta, não esqueça nenhum detalhizinho.
3 – Após a camada de goma laca estar seca, vamos iniciar a pintura. Esta é a tinta que eu utilizo.
Dilua a tinta branca com um pouquinho de água, para que ela não fique grudenta no pincel. Com o pincel de cerdas macias aplique uma mão de tinta branca.
Essa será a base para a pintura com tintas de outras cores. Mesmo quando utilizo cores escuras (com exceção de marrom e preto), eu faço esta base para as cores utilizadas ficarem vivas e brilhantes.
Uma dica importante: passe o rolinho de espuma sobre a camada de tinta imediatamente após de terminá-la. Isso tira as marquinhas das cerdas do pincel.
Faça isso em toda a peça e aguarde a secagem – de 20 a 25 minutos. Para acelerar a secagem, vocês podem usar um secador de cabelo no ventinho quente…
4 – Após a primeira mão secar, passe a embalagem de pão em toda a superfície da peça. Isso serve para lixar a tinta e deixá-la lisa. Faça e veja a diferença. Eu repito este passo depois de todas as mãos de tinta branca.
5 – Passe mais uma mão de tinta. O número de mãos vai depender da utilização da sua peça. Se você vai aplicar tinta colorida sobre a branca, de 3 a 4 mãos são suficientes, mas se sua peça será branca, você poderá chegar até 6 mãos de tinta.
A minha peça será colorida por fora e branca por dentro, por isso, passei mais mão de tinta na parte de dentro. (Na foto não dá para notar, mas a parte de dentro da peça ficou bem branquinha.)
Prontinho, após secar sua peça já está pronta para que você aplique a técnica de pintura que desejar.
Aqui estão dois trabalhos que costumo fazer utilizando a pintura de base das peças.
No caso das fotos acima, a pintura só foi feita por dentro. As superfícies que foram encapadas com tecido só receberam a camada de goma laca.
Para finalizar sua peça, após a pintura de sua escolha, o uso de verniz é comum para dar um acabamento melhor (seja fosco, semi brilho ou brilhante). O uso do verniz também aumenta a durabilidade do seu trabalho.
Gostou? Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida, deixe sua pergunta aqui nos comentários que terei prazer em respondê-la!
Beijitos e até a próxima.
Anônimo
Em 12.09.2013