Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para fazer uma avaliação e reconhecer os pontos da nossa vida que precisam de mais atenção é a Roda da Vida.
A ideia principal desta ferramenta é descobrir os aspectos da nossa vida que estão em desequilíbrio para que recebam mais atenção e possam voltar a harmonia, fazendo com que a roda “gire” de forma equilibrada.
E para o nosso resgate, ela pode ser usada para auxiliar na definição de nossas prioridades e traçar um plano de ação condizente com o que queremos alcançar em curto e médio prazo. A Roda da Vida também pode ser refeita todas as vezes que você sentir a necessidade de revisar suas áreas de foco.
Para utilizar a Roda da Vida de forma eficiente, é necessário ser totalmente sincero. É um momento de autoconhecimento e como eu já disse diversas vezes, planejamento tem a ver com saber quem você é e para onde você deseja caminhar. Para isso, você precisa respeitar e ouvir a sua voz interior.
A Roda da Vida está dividida em quatro grandes áreas: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Essas áreas, por sua vez, estão divididas em três elementos de autoavaliação. É uma ferramenta simples e muito gostosa de fazer, mas apesar de simples, é uma grande aliada e pode trazer reflexões muito bacanas sobre os rumos da nossa vida. No modelo que você vai fazer o download aqui, são essas as áreas pré-definidas, mas você pode ficar a vontade para criar a sua própria roda, com as áreas de seu interesse.
Chega de falar, né? Hora de por a mão na massa e iniciar essa jornada de autoconhecimento e resgate dos nossos planos para esse ano (ou de qualquer outro momento em que você esteja tendo acesso a esse texto e material). No botão abaixo você pode baixar um arquivo em PDF da Roda da Vida, assim, sempre que precisar você pode imprimir e usar.
Bora salvar nossos planos e sacudir esse 2020!
Ah, tem vídeo pra te ajudar a usar, só dar o “play”!
Esse texto faz parte do projeto “2020 parte II: ao resgate”. Saiba mais clicando aqui.
Este conteúdo levou 8 horas e 37 minutos para ser produzido, então se gostou, espalha por aí!