Plano de ação – desenhando nosso próprio mapa

24 julho 2020 Falando de Organização e planejamento

Agora que já sabemos em qual área focar depois de fazermos nossa roda da vida, que refletimos e escolhemos quais planos manter após recalcular a rota de 2020, chegou a hora de desenharmos nosso próprio mapa, elaborando nosso plano de ação.

Como fazer um plano de ação

O plano de ação é um mapa para alcançar seus objetivos. Ele é a parte do planejamento que vai te ajudar a registrar cada passo do caminho para chegar onde você deseja. Em termos práticos, é no seu plano de ação que você vai transformar seu objetivo em projetos, estabelecer metas e fragmentá-las em ações menores, as tarefas.

Para tentar ilustrar, eu peguei o conceito utilizado pelo Ryder Carrol, criador do Bullet Journal, em seu livro “O Método Bullet Journal” (2018, Editora Fontanar). Ele faz a analogia de nossos objetivos com uma maratona. Ao invés de correr a maratona de uma vez, ele sugere que a distâncias possa ser dividida em pequenas corridas.

Dividir os nossos objetivos em “pedaços” menores diminui o risco de perder a motivação no meio do caminho, já que você fará trajetos curtos e terá a satisfação de ver o progresso do seu caminho de forma mais regular. Ainda segundo Ryder, fragmentar até as dimensões mais modestas dos nossos objetivos em partes menores ainda funciona, pois:

  1. Não apresenta grandes barreiras que nos impeça de começar a jornada;
  2. Conseguimos traçar tarefas mais definidas, deixando-as mais claras;
  3. O tempo de conclusão é curto – o que geraria mais motivação, já que o progresso é claro.

A diferença entre objetivo e metaPara começar seu plano de ação, pegue um dos planos que você escolheu manter para 2020 e pense nele como seu objetivo, como o lugar onde você quer chegar. Agora, é preciso quebrá-lo em partes menores. Para isso, é preciso traçar metas. Metas são claras, têm prazo e são o conjunto de passos que você terá que dar para alcançar seu objetivo. São elas que vão deixar seu objetivo “alcançável”. Por exemplo: se o seu objetivo é ficar rica, uma das suas metas pode ser investir um valor X mensalmente para ter um valor Y disponível em dezembro de 2020 ou ainda, fazer um curso sobre controle das suas finanças e investimentos, on-line, até outubro. Eu costumo dividir os meus objetivos em projetos e, geralmente, esses projetos são partes das minhas metas ou as próprias metas. Você é livre para dar o nome que desejar ao seu planejamento!

Metas traçadas, agora é hora de definir qual o conjunto de ações serão necessárias para dar conta de alcançá-las. Aqui você define todas as tarefas que precisam ser feitas, é o momento de fragmentar seu projeto nas menores partes possíveis. E é também nessa parte que você consegue ver o seu progresso, pois cada tarefa realizada estará te deixando mais próxima de onde você deseja chegar.

Outra vantagem de se planejar assim é que o replanejamento ou redirecionamento das suas metas sempre é possível. Como falei bastante no texto anterior, somos seres cíclicos e nossos objetivos podem mudar pelo caminho. Fazendo um pouco de cada vez, caso seja preciso mudar o foco, fica mais simples saber o que será preciso manter, modificar e/ ou descartar.

Por mais que pareça um pouco complicado no começo, com a prática você consegue enxergar tudo que você quer fazer como um projeto. Eu já uso esse método há uns três anos e as folhas de plano de ação fazem parte da minha rotina e são parte imprescindível do meu planner.

Agora, depois da explicação feita, clica no botão pra baixar suas folhas de plano de ação. Use sem moderação!

Botão baixar plano de ação

Se ficou com dúvidas, pode deixar seu comentário, me mandar um e-mail ou mensagem pelo Instagram. Logo saí o vídeo onde vou preencher um plano de ação junto com você.

Semana que vem teremos a última parte do nosso desafio de resgatar 2020 e eu espero que você esteja conseguindo fazer por aí também. Mas olha, sempre é bom lembrar: respeite seu ritmo, faça no seu tempo e do seu jeito. Está tudo bem não conseguir dar conta de tudo que queremos, como queremos. O importante é fazer, mesmo que pareça pouco, pois uma página de um livro lido hoje é melhor do que nenhuma.

Quer ver como eu fiz o Plano de ação para criar os conteúdos desse projeto? Assiste o vídeo!

Beijos!


Este conteúdo levou 6 horas e 26 minutos para ser produzido, então se gostou, espalha por aí!