ou Minha mania de ter tudo registrado.
Não é segredo para ninguém que eu adoro escrever, mesmo não tendo o tempo necessário para escrever o tanto quanto eu gostaria… Acho que esse gosto é uma consequência de também gostar muito de ler. E quando eu falo que gosto de escrever, estou falando de pegar papel e caneta e deixar meus garranchos espalhados por aí.
Isso tem muito a ver com a minha geração, acredito eu, que só se familiarizou com os computadores, banda larga, wi-fi e smartphones quando estava chegando (no meu caso, passando) da casa dos vinte anos. Até então, eu só escrevia da maneira “arcaica”, fosse o que fosse: um trabalho da faculdade ou uma peça de teatro (!). Que fique claro: hoje em dia escrevo muito mais digitando, então não estou fazendo campanha para abolir as máquinas huahauhauhauaha, e sim dizendo que por isso valorizo ainda mais os momentos em que posso manuscrever as coisas.
Tendo todos esses ingredientes em mãos – leitura, escrita, papel, caneta, livros e amor – eu precisava criar algo que atendesse a necessidade que eu tinha de juntar tudo. Um livro que eu pudesse registrar à mão as aventuras literárias de cada dia e lembrar dos detalhes mais importante quando precisasse, como quando fosse escrever uma resenha por exemplo.
A ideia não é nova, muito menos exclusiva. Já existem livros, cadernos, sites e aplicativos feitos para isso e sim, respondendo a sua pergunta, eu já experimentei a maioria deles e acabei não me adaptando por um motivo ou outro. A minha última tentativa foi comprar um desses lançamentos “cool” de livros interativos que me prometia uma “jornada literária diversificada e ousada”, “uma verdadeira agenda literária”. Achei a ideia ótima, de verdade, mas infelizmente não me adaptei a esse também. A maioria das listas, dicas e outras informações presentes no livro não faziam muito sentido para o meu “estilo de leitora”, muito menos me pareciam uma “jornada”. Mas o pior nem foi isso, pois poderia relevar e usar somente o que me servisse, o pior é o tipo de “encadernação comercial” que vem sendo feita nesses livros, que impedem que eles abram bem, que impedem que eu escreva de forma confortável nas folhas mais centrais do livro, que impedem que eu goste deles e os use como eu deveria… Você que também é consumidor de livros já deve ter percebido essa dificuldade em alguns exemplares, interativos ou não… E sério, isso me irrita muito! Muito!
Então partindo da minha necessidade, comecei a bolar um livro que eu pudesse gostar e usar. Comecei a desenhar e testar as impressões de páginas lá em setembro de 2015… Fiz dois modelos, um mais clássico e outro mais moderninho… Lá naquela época, fiz o meu protótipo, o primeiro fruto de uma ideia! E com muito carinho enviei para a Grazy, minha amiguxa lá do Parolar Blog. Ela o mostrou
aqui e falou de como o está usando
aqui.
|
Foto da Grazy – Parolar Blog |
Sei que estou enrolando, mas eu já chego no ponto…
O primeiro Livro dos livros, versão clássica em tamanho A5 havia nascido, mas antes de lançá-lo para o mundo, eu ia experimentá-lo e eis minha surpresa: mesmo amando o número de linhas e quantidade de informações que ele suporta, achei grande para ficar carregando pra cima e para baixo… Então, lá vamos nós outra vez! Que tal testar um tamanho menor?
Então, já em 2016, retomei o projeto do Livro dos livros com a pegada mais moderninha, mais clean e passou a ser o Pequeno Livro dos Livros! E percebi que essa necessidade não era apenas minha e sendo assim, nada mais justo do que compartilha-lo com o mundo!
O pequeno Livro dos livros foi feito para atender as necessidades de leitores que precisam registrar suas aventuras literárias, que querem ter as impressões de suas leituras mais recentes guardadas e com o acesso facilitado. Além de ter espaço para algumas listas simples e básicas, como de livros desejados, favoritos e indicados, por exemplo. Se você quer registrar sua passagens favoritas e impressões sobre o que está lendo este é o livro feito para você*.
Ele tem a capa dura, é revestido com papel especial para encadernação na lombada e as capas revestidas com estampa da Papel Craft – esta é a capa da 1ª edição que é limitada
então se gostou corre para garantir antes que acabe. São 44 páginas, com espaço para o registro de 40 livros e 4 listas. A costura é aparente na lombada, dando um charme todo especial. É todinho feito à mão e por mim! Está disponível na nossa
loja virtual com preço especial de lançamento até o final do mês de março.
E para comemorar este mês que é tão lindo por aqui junto com vocês, além da promoção, está rolando o sorteio de um exemplar do pequeno Livro dos Livros lá no
Instagram!!! Para concorrer basta ir até o perfil (
@ateliedonnarita), se você ainda não segue (ai, ai, ai), seguir, procurar a foto oficial, (que é igualzinha a essa aí de baixo), indicar dois amiguinhos e pronto, só esperar o resultado que sai no dia 13/03/2016. O ganhador leva pra casa, além do livro, um presente surpresa! Espero sua participação!!!
Espero que tenha gostado, como tudo por aqui, foi feito com carinho pensando em você! Diga aí nos comentários o que você achou, vou adorar saber.
Beijitos
————————————————————————————-
*É um exemplar pequeno, então se você quer escrever uma resenha mega detalhada, recomendo que adquira o Livro dos livros na sua versão original, em tamanho A5, com bastante espaço para escrever. Confia na tia, vai por mim que você se dá bem! kkkkkkk
Blog da Hida
Em 08.03.2016