Olá, olá, olá!
Quem me acompanha pelo
Facebook ou pelo
Instagram sabe que eu adoro botões! Aqui no ateliê eu os tenho aos montes, às vezes eu até exagero…
Há um tempo atrás, quando eu precisava de botões forrados eu tinha que ir até uma loja de armarinho e pedir para forrar ou recorria as amigas possuidoras da “maquininha mágica”, o balancim, para me dar um help, porque eu não tinha a ferramenta que salvaria muitos dos meus projetos.
|
A ferramenta “mágica”. |
O balancim é uma prensa, que com o uso de diversas matrizes, você forra botões, coloca rebite, ilhós, botão de pressão e mais um monte de coisas. É uma ótima ferramenta se você tem espaço pra guardá-la.
E hoje em dia – você me pergunta – como você faz para forrar os botões Rita, comprou o tal do balancim?
E a resposta é: nãoooooooo! Eu continuo não tendo o trocinho mágico, mas agora eu mesmo forro os meus botões, economizo meu dinheiro e principalmente, meu tempo e o saco das amigas que tinham que me aturar querendo botão toda hora…
E agora vou dizer como eu faço. Você vai precisar de: (clique nas fotos para aumentá-las)
– retalhos de tecido;
– base dos botões bombê ;
– matriz para botões bombê (que são as verdadeiras peças mágicas, um balancim sem elas, não adianta de nada, só faz pressão kkkkkk piada infame);
– martelo;
– um pedacico de feltro ou outro retalho macio.
Faça o seguinte:
Você precisa cortar círculos nos tecidos. Para isso, meça a base do seu botão e some mais 2 cm. Esse resultado, vai ser o diâmetro do seu círculo.
Após os círculos cortados, você vai pegar a matriz, ela fica assim desmontada. Essas minhas são nº 20 e nº 24.
Encaixe a parte 2 dentro da parte 1 da matriz. Pegue o círculo de tecido e a base do botão bombê e centralize sobre a matriz.
Encaixe o tecido e a base do botão dentro da matriz e depois coloque a parte 3.
Preste atenção para deixar o tecido todo para dentro da parte 3, como na imagem abaixo.
Encaixe a parte branca (de trás) do botão dentro e coloque a última parte, a 4, encaixada na matriz. Proteja com um pedacinho de feltro e agora a parte mais legal, é hora de bater!!!
Com o martelo dê umas 4 ou 5 marteladas de leve, com carinho, de preferência em cima de uma superfície firme. Eu bato no chão mesmo, para evitar qualquer problema. E tomem cuidado com as mãos hein, sem dedos esmagados!
Tchã tchã tchã tchannnnn!!! Agora é só desmontar a matriz e curtir seus botões! Não é amor demais???
E aí, gostou?
Ah, Rita, mas eu não tenho matriz, como eu vou forrar os meus botões?
Achou que ia ficar na mão né?? Eu também tenho a solução!!
Mas presta atenção, porque aqui não vai ter foto…
Pegue o seu botão comum, agulha, linha, retalhos de tecido e algum tipo de manta ou feltro.
Meça o seu botão. Acrescente 2 cm a medida que você obteve medindo o botão e corte um círculo no tecido com o diâmetro do tamanho que você chegou ao final da sua soma. Exemplo: meu botão tem 1,5 cm. Somando mais 2 cm eu terei 3,5 cm, então, meu círculo de tecido terá 3,5 cm de diâmetro.
Com o círculo de tecido, faça um fuxico (só ir alinhavando em volta do tecido). Antes de arrematar, corte na manta um círculo do tamanho do botão. Coloque a manta e o botão dentro do fuxico, puxe a linha até fechar e arremate. Pronto, você tem um botão forrado lindo e sem nenhum “equipamento” que dispenda um grande valor.
Espero que seja útil pra você. E assim que fizer, não esquece de me mostrar!
Beijitos
<a href=”http://www.bloglovin.com/blog/13525437/?claim=nf3u2ynang8″>Follow my blog with Bloglovin</a>
MUNDO DAS BONECAS
Em 21.01.2015