Eu adoro escolher móveis pra minha casa, é uma terapia. Troquei meu sofá ano passado, depois de algumas buscas na net.
Luis Gomes |
A sala de estar é um dos ambientes mais importantes da casa, pois é nesse espaço que a família costuma se reunir para conversar, ver televisão e receber amigos. O local é o cartão de visitas do lar, por isso a decoração deve priorizar o conforto e conter aspectos que mostrem a sua personalidade e estilo. Um ambiente aconchegante e harmonioso fará com que os momentos vividos nele sejam especiais e lembrados por muitos anos.
Sua sala pode ter um estilo mais rústico, moderno, colorido, clássico ou romântico. Independentemente do estilo escolhido é importante pensar em móveis que tragam conforto e praticidade. Itens como porta-retrato, quadros, espelhos, papel de parede e arranjos de flores deixam o ambiente ainda mais alegre e acolhedor.
Sobre os móveis, geralmente, a sala de estar é composta por estantes, home theather, mesa de centro, racks, poltronas e mesinhas laterais. Mas a peça obrigatória, considerada a estrela da sala de estar é o sofá! Como o grande protagonista desse ambiente, ele deve ser bonito, confortável e também adequado.
O que eu preciso saber para escolher o melhor sofá pra mim?
Antes de investir em um sofá para sala de estar, é necessário analisar as medidas da sala para comprar a peça certa. Por exemplo, um sofá pequeno demais pode não acomodar o número ideal de pessoas. Já um sofá de três lugares pode atrapalhar a circulação e impedir o uso de outros móveis.
Lembre-se sempre de avaliar a altura, a largura e a profundidade para saber se ele ficará bem acomodado no cômodo. Se o seu interesse é ter um móvel espaçoso, uma boa sugestão é investir em um sofá de três lugares.
Alguns modelos de sofá para sala de estar oferecem a opção de encosto reclinável, proporcionando mais conforto durante o seu uso. O assento retrátil também é uma característica comum nos modelos mais atuais e possibilita mais espaço para deitar ou esticar as pernas.
Se você tem crianças ou animais domésticos em casa, o mais recomendado é escolher um sofá com tecidos resistentes e que não sujam facilmente. Tons mais escuros também ajudam a disfarçar manchas de sujeira.
Alguns decoradores recomendam deixar uma folga de 70 centímetros nas laterais do sofá para circulação ou para colocar uma mesa lateral. Em relação à cor, o mais indicado é dar preferência a tons neutros, como branco, bege ou marrom, pois combinam com qualquer estilo.
Almofadas e mantas podem dar um toque especial. É muito mais econômico comprar peças pequenas para complementar o visual do sofá do que adquirir um sofá para sala de estar com estampa chamativa, que pode ficar fora de moda com o passar do tempo.
Caso sua sala seja pequena, a dica é comprar um sofá menor e utilizar cadeiras ou puffs para complementar. Por mais que o sofá de três lugares pareça a melhor opção e desperte seu interesse para a compra, seja pela beleza ou por achar que um móvel grande comportará mais pessoas, ele não entrará em harmonia com o cômodo e poderá atrapalhar a circulação.
Marcos Lima |
Linhas retas e tecidos liso deixam o ambiente mais “clean”, como você pode ver nas fotos que escolhemos para ilustrar essa postagem.
Então, na hora de escolher seu sofá, além da fita métrica e destas dicas, considere também a finalidade ao comprá-lo e aposte na qualidade do móvel, afinal ele se tornará a estrela da sua sala e será cenário de bons momentos por muito e muito tempo.
*publieditorial
Nique
Em 17.02.2017