Nossa que legal!!
Adorei ver as fotos e ler um texto escrito pelo Sr. Marido hahahahaha!!
Sempre uma delícia tirar um tempinho para passar por aqui.
Bjcas para o casal (:
Olá querido@s amig@s do Donna Rita.
Hoje estou aqui para compartilhar a experiência que tivemos no final de semana dos dias 18/10 e 19/10, no bazar Fora de Série organizado pelo Elo 7, que aconteceu na Vila Madalena. Esse post é para tentar ajudar e quem sabe, responder suas dúvidas sobre participar ou não de um bazar como este.
Será que compensa mesmo? Vamos lá. (Lembrando que nada aqui é verdade absoluta. Esta foi nossa experiência e é nossa opinião sobre a participação neste bazar.)
Tenha em mente que a semana que precede o bazar pode ser a pior de sua vida. Nem tanto pra mim, já que fiquei na edição de fotos e postagem de produtos na loja virtual, enquanto a Donna Rita se matava no trabalho pesado. Foram vários os dias em que fui dormir sem ela, haja determinação… #foreveralone!!!!!!!!! Tadinha, cansou demais…
A primeira coisa que pude notar, e marque isso no seu caderninho: As pessoas gostam das lembrancinhas! Isso mesmo que você entendeu. Faça várias lembranças, produtinhos meigos e lindos, que geralmente possuem o preço mais “acessível”. As pessoas adoram, ainda mais no final de ano. Os clientes não vão dispostos a gastar muito dinheiro em poucos produtos, eles preferem sair com o maior número de coisas possíveis. Lembrancinhas para toda família e amigos, então capriche em produtos com menor valor, mas não com menos qualidade.
Os passos seguintes foram elaborados após horas de análises pela equipe Donna Rita e concluímos que para participar de um bazar você pode ter a seguinte estratégia:
- Leve dois ou três produtos mais valorizados, estética e financeiramente falando, e deixe-os amostra. Eles vão exibir toda a sua capacidade e criatividade. Eles vão servir de chamariz para divulgação do seu nome, sua marca ou do seu site. Mas lembre-se: Não leve somente este tipo de peça, tente garantir seu lucro em cima das lembrancinhas, elas podem salvar seu dia.
- Faça uma pesquisa bacana. Entra em contato com o organizador, procure saber que outros artesãos vão participar, se terão outros com as mesmas técnicas que você e tente levar algo diferente. Tem que estudar bastante o mercado. Essa estratégia é excelente para garantir que você não vá apresentar “mais do mesmo”. Procure um destaque. Chame a atenção dos fãs do artesanato.
- Outro fato importante: Leve docinhos, brindes, mimos em geral. Tenha em mente que os clientes gostam de ser mimados e bem tratados, cuide muito bem deles, pois eles podem garantir o sucesso ou o fracasso de seu evento.
Mas acreditamos que o ponto mais importante é o seguinte (principalmente se o seu local de vendas é a internet):
- Tenha em mente que o importante é a divulgação da sua marca. Não esquente muito a cabeça se você não lucrou muito no final da exposição. Lógico, se puder lucrar alguma coisa melhor ainda! Mas conseguir cobrir os seus custos já é muita coisa. Pense assim: Se você lucrar 120 reais no final do evento, na verdade você estará ganhando 120 reais para divulgar a sua marca. Todos aqueles cartões que as pessoas levaram, as peças que olharam, sua simpatia, podem se tornar pedidos ou no mínimo orçamentos. Se você não lucrar e não cobrir seus gastos, use um pensamento “Poliana”: se você teve um déficit de 100 reais ao final, na verdade estará pagando esse valor na divulgação, no caso do bazar fora de série, de dois dias. Sua marca é tudo e é o que deve prevalecer. Lembre que nem sempre o lucro é financeiro!
Ainda falando da questão da valorização da marca, percebemos que o ideal seria fazer uns dois bazares deste tipo por ano. (Considerando que participar de bazares e feiras não é o seu foco) Apareça, divulgue sua marca, não deixe a coisa esfriar. Esses bazares servem para você fazer contatos, construir um “nome” e estar sempre em evidência. Não deixe que te esqueçam!!!
Bom, galera…..
Essas foram algumas impressões e alguns pensamentos elaborados sobre a participação no 1º bazar fora de série, organizado pela Elo . Espero, sinceramente, que essas dicas possam ajudar, assim como ajudaram aqui no Donna Rita.
Bjssss e abraços para tod@s !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Texto escrito pelo Sr. Marido
Seguem algumas fotos
Ana Amélia de Oliveira
Em 28.10.2014