O menino lindo!!!
Queridos e queridas…
No último dia 13/10 o E.E. Dr. Renê de Oliveira Barbosa foi levar os seus queridos alunos para passear no Museu Egípcio Itinerante, em São Bernardo do Campo. Foi um passeio fantástico onde todos nós passamos a conhecer um pouco mais sobre essa civilização fantástica, fomos encontrar nossas raízes, os primórdios da humanidade. A primeira grande civilização humana, cujo o impacto cultural é sentido até hoje, em todas as culturas do mundo.
Em sala de aula sempre tive a preocupação de interligar a história do Egito com a história do continente africano. Sabe, para quebrar aquele velho estereótipo do egípcio branco, loirinho, com os olhos claros. Sempre procuro romper com a visão eurocêntrica do Egito para estabelecê-lo como um fruto da cultura negra. Não há nada de errado nisso, uma vez que a cultura africana foi fundamental para a construção do caráter do brasileiro, e deve ser tratada com a mesma importância das demais culturas.
Não existe esse papo de cultura superior ou inferior, o que existe é a diferença entre culturas e essa deve ser respeitada. E o que disse – se não foi isso foi algo bem parecido – um sábio que tem por aí.
O acervo do Museu Egípcio Itinerante é fruto do trabalho do artista plástico egípcio Essam Elbattal, cujo o talento possibilitou produzir réplicas fiéis das esculturas mundialmente famosas. Entre as principais peças encontram-se: a Múmia, o Sarcófago de Tutancamon, e o Escriba.
Olha, excelente o trabalho do moço. Está de parabéns.
Deixando a conversa mole de lado, vamos diretamente ao que interessa. Segue abaixo algumas fotos tiradas no dia da exposição. Peço compreensão em relação a qualidade das fotos, pois estas foram tiradas por mim mesmo, por isso ficaram de uma qualidade um tanto duvidosa. Mas, o que vale é a intenção…
Bom, galerinha… Foi um excelente passeio, um programão para toda a família, e o fato das crianças terem colaborado facilitou muito. As crianças ficaram mega empolgadas e até participaram da palestra. Como professor de história fiquei muito feliz em saber que eles conseguiram absolver bastante informação, e até mesmo fazer perguntas interessantes.
O único ponto negativo foi o espaço. Mas, é compreensível pelo fato de ser itinerante, era muito pequeno e foi difícil acomodar a galerinha, porém nada demais.
Fica a dica para um excelente passeio para toda a família. Caso haja um interesse é só
clicar aqui e acessar o link com todo o itinerário, e mais informações…
Um abraço, um bjo e um queijo.
Unknown
Em 21.10.2016