Olá meu povo!
Todo mundo pronto pra cair na folia?
Aqui a folia será de trabalho, de estudos e de jogatinas no contra turno (adoramos
board games e estamos numa jogatina sagaz nas horas vagas…).
Bom, mas vamos ao que interessa.
Eu tenho recebido muitas mensagens, principalmente pela nossa página no
Facebook, me pedindo dicas de como eu faço minhas peças, onde eu aprendi, se eu posso ajudar… Enfim, de uns tempos para cá esses pedidos de ajuda aumentaram consideravelmente e infelizmente eu não estou dando conta de ajudar a todos de maneira individual, então aproveitando a pegada literária que o Sr. Marido lançou por aqui no
post anterior e que vem permeando
várias postagens aqui desse blog, vou compartilhar com vocês uma das formas das quais eu venho aprendendo e me aperfeiçoando no meu trabalho artesanal. Hoje será a vez da
encadernação, mas em breve também vou falar um pouco sobre a
cartonagem e minha mais nova paixão, a
costura.
Além dos cursos que fiz e vou fazer um dos melhores jeitos de se aprender algo, mesmo em tempos de tutoriais na internet, são os livros! E quer coisa melhor que aprender sobre livros em livros???
Nada contra os tutoriais da internet, muito pelo contrário, temos muito que agradecer a eles e a seus autores, mas já parou para pensar que apenas seguir os passos de um videozinho no you tube é pouco? Que dedicar seu tempo apenas reproduzindo os projetos de outros autores não te faz aprender realmente? Bem, reflita aí que isso será assunto para outro dia…
Aos livros:
O primeiro livro que eu comprei foi o
Making Handmade Books de Alisa Golden. Foi a primeira vez que tive contato com a importância de saber o sentido da fibra do papel e como calcular a quantidade de linha para realizar minhas encadernações. Foi com ele também que percebi que coisas que eu tinha visto aí por essas ruas internéticas, como alguns conceitos e nomenclaturas não estavam lá muito corretos… Cheio de esquemas e de muitas estruturas, este livro foi o que me abriu as portas para a riqueza e as possibilidades da encadernação!
Logo em seguida adquiri o
Bookcraft, de Heather Weston. Este livro me encheu de inspiração e suas tantas imagens coloridas me trouxeram a liberdade de brincar com diversos revestimentos para as capas, além de me encorajar a me aventurar na encadernação concertina. Diferente do Making Handmade books, que é cheio de esquemas que podem ser bem complicados para quem está começando, o Bookcraft é um livro mais ilustrado, que eu considero um bom ponto de partida para quem está no início do aprendizado
assim como eu sempre estarei rsrs.
Recentemente me senti segura o suficiente para me aprofundar no tema e me presenteei com dois livros do Keith Smith: os
volumes II e III da coleção Non-Adhesive Binding e a Raquel, minha amiga linda e generosa, mais conhecida como a
Mãe do Japinha, me emprestou os
volumes IV e V. Essa coleção é tida por muitos como a bíblia da encadernação…
Eu ainda não consegui ler tudo, mas estou extremamente apaixonada por esses livros! Estou folheando o volume II e só sinto mais vontade de sair por aí e fazer mais e mais aulas e cursos presenciais. Estes livros são cheios de informações, mas pouquíssimas imagens e muitos, muitos e muitos diagramas. Se você é iniciante, não recomendo para agora, mas com certeza recomendo para um futuro próximo.
Todos os livros que foram citados aqui e todos que conheço estão em inglês, o que dificulta muito a leitura, já que meu inglês é super tupiniquim, mas nada que dedicação e um bom dicionário (deixe o google tradutor em paz… kkkk) não resolvam. Além da encadernação, estou me virando bem na leitura em inglês!
Outra dificuldade é encontrar os livros. Eu tenho muitos na minha lista de desejos
(olha aí ideia pra mais posts!), mas alguns não encontramos aqui no país (os que comprei aqui foram na
Livraria Cultura) e temos que apelar para a Amazon e pagar essas belezinhas em dinheiros do tio Sam, o que faz com que doa um pouco no bolso, mas alegra muito a alma e o conhecimento que eles trazem vale muito o investimento.
E por hoje é isso. Vou ficando por aqui, mas por favor, não vá embora sem me dizer se este post te ajudou de alguma forma, se você tem algum desses livros e o que acha deles e se tem outros para me indicar.
Update: é possível encontrar alguns desses livros e outros no formato digital, os tão temidos e-books. Eu adquiri um dia depois de escrever este post o livro da Kathy Abbot – Bookbinding: a step-by-step guide, que traz muitas informações sobre as encadernações consideradas clássicas. Apesar da minha resistência a livros digitais, a minha experiência tem sido ótima e o preço que paguei por ele na
Amazon foi uma pechincha muito pechincha, valeu a pena!!!
Beijitos
A ideia desse post surgiu após a leitura do post de mesmo nome no
Dani Fox Blog (em inglês)
Se você deseja adquirir algum destes livros, basta clicar no título de cada um e você será direcionado ao site da Livraria Cultura ou da Amazon Brasil, que foram os locais que eu os adquiri. Este não é um post patrocinado, mas se você adquirir algum produto através de nossos links, nós seremos comissionados e você estará ajudando a mantermos este projeto.
cheap flights
Em 13.02.2015