Bom dia, Rita!
Foi muito esclarecedor sua postagem. Estou a procura de como é produzido essas fibras, por exemplo, uso muito o cordonê 100% poliéster, tem ótima flexibilidade e durabilidade para trançados em macramé, porém estou em busca de confirmação se essas fibras são ecologicamente corretas, pois o poliéster é derivado do petróleo. Sigo uma linha de conservação do meio ambiente e preciso ter certeza se é ou não é, um bom caminho a se produzir adornos com essa fibra. Uso tb a fibra Danitex, porém com o tempo perde seu tingimento e cera, porém por ser 100% de algodão segue uma linha ecologicamente correta. Obrigado pelo post.
Muito bem, muito bem, bem, bem!!! Hoje resolvi compartilhar com vocês uma dúvida que me corroía profundamente e que cada vez que eu procurava respostas para ela, me confundia cada vez mais: Fio, linha, cordão ou cordonê encerado? Qual a diferença? Aí, em uma das conversas super produtivas que sempre temos lá no grupo Encadernação, Cartonagem e tudo mais, as Camilas (Camila Guimarães e Camila Mateus) começaram a esclarecer minhas dúvidas. A partir daí resolvi ir a fonte, procurei as duas empresas que fabricam as linhas que uso, a Setta Linhas e a Danitex e pedi esclarecimentos sobre as diferenças entre as nomenclaturas e características de cada linha e para minha grande surpresa as duas empresas me responderam!
Então vamos aos esclarecimentos! (lembrando que esta não é uma postagem patrocinada)
A Setta me respondeu por contato telefônico de um técnico da empresa. Eu, por pura burrice, confiando na minha cabeça de bagre, não anotei o nome do moço, então é claro, esqueci. Mas ele foi super atencioso e me respondeu todas as perguntas. Vou levantar os pontos que achei mais importantes de nossa conversa:
- O cordonê encerado da Setta foi desenvolvido para a indústria calçadista
(fiquei com uma vontade enorme de escrever ”indústria calçadeira”, mas aí vocês iam achar que sou burra, mas não é burrice, gosto de dar novos nomes as coisas…kkkkk), mas ganhou espaço na área do artesanato por ter várias cores e ser super resistente. - O fato de ser encerado é para facilitar a costura feita pela grandes máquinas que confeccionam os sapatos de couro, por isso ela é colante e tem bastante cera.
- Ela é feita de 100% poliéster e para nós, consumidores varejistas, chegam em tubos (o que nós chamamos de rolo, eles chamam de tubos) de 100 gramas, que equivalem a aproximadamente 150 metros de linha.
- Sobre a nomenclatura, cordonê seria um sinônimo para linha, já que, segundo o técnico, linhas são todas aquelas que passam por um processo de torção na sua fabricação e fio são aqueles que não passam por esse processo. Ele me deu como exemplo o fio de overloque (que é a máquina que faz acabamento em roupas) que não é torcido, são vários fiozinhos juntos lado a lado e não enroladinhos. Se você nunca viu uma overloque e nem imagina do que eu estou falando, lembre daquele fiozinho da barra da sua camiseta que começa a desfiar e não para nunca mais e que você arranca e continua a desfiar, esse é o tal do fio…
- O cordonê (que chamaremos de linha de agora em diante) encerado só tem de uma espessura que é a 4, a partir daí ela já se torna cordão… Sobre o cordão, ele me esclareceu que são fios trançados que fazem com que eles sejam mais grossos e tenham várias espessuras, mas como a Setta não produz esse tipo de produto ele não teria como me dar maiores esclarecimentos.
A Danitex produz os cordões encerados que também são chamados de fio encerado (mas pela definição anterior dada pelo técnico da Setta, “fio” não seria a nomenclatura correta). O contato deles comigo foi via email e foi a Iraci, que me passou algumas informações:
- O cordão encerado foi criado para a confecção, mas ganhou espaço principalmente na confecção de bijuterias e vem substituindo o barbante em várias técnicas artesanais.
- O cordão é 100% algodão e recebe um produto (que ela não disse qual é) para dar brilho e por isso ela não é colante como o cordonê.
- O cordão encerado da Danitex é fabricado em três espessuras: 05 = 1,00 mm, 001 = 1,50 mm e 002 = 2,00 mm.
Bom foram essas as informações que recebi das empresas e que junto com as informações vindas das Camilas finalmente me esclareceram sobre as diferenças e eu posso fazer minhas compras de linhas e cordões de forma mais confiante. Espero que sirva para você também!
Lembrando que sua visita e seus comentários me deixam muito feliz!
Beijitos!
Magno Vidal
Em 05.02.2014